Preencha os Dados Demográficos da persona.
Nome
Idade
Escolaridade
Relacionamento
Relacionamento
Solteiro (a)
Em um relacionamento sério
Casado (a)
Divorciado (a)
Viúvo (a)
Profissão/Trabalho
Profissão/Trabalho
Comunidade e serviços sociais
Gestão
Educação e bibliotecas
Serviços administrativos
Gastronomia e restaurantes
Serviços de saúde e médicos
Vendas
Artes, entretenimento, esportes e mídia
Produção
Serviços técnicos e de TI
Computação e matemática
Negócios e finanças
Transporte e mudança
Serviços jurídicos
Serviços de instalação e reparo
Ciências da vida, física e social
Arquitetura e engenharia
Agricultura, pesca e silvicultura
Serviços de limpeza e manutenção
Outro
Principais interesses
A partir daqui você responderá com os Olhos da Persona , ou seja, como é e como ela enxerga as coisas.
Como é o ambiente que a cerca?
Quem e como são os amigos dela?
Como é o lugar em que ela mora?
Como é o trabalho dela?
O que ela vê no espelho quando acorda e quando acaba de se vestir?
O que ela vê que a deixa triste?
O que ela vê que a deixa feliz?
A partir daqui você responderá com a Boca da Persona , ou seja, como é e como ela fala as coisas.
Atenção! A diferença do que ela fala para o que ela pensa.
O que ela fala que é(mas ainda não chegou lá)?
Quais as mentiras que ela conta?
Quais as vantagens que ela conta?
O que ela fala quando percebe a dor?
O que ela fala para os pais, filhos e cônjugue?
O que ela fala para os amigos?
Qual o seu comportamento quando esta com outras pessoas?
Qual o seu comportamento quando esta sozinha?
O que ela fofoca com as outras pessoas?
A partir daqui você responderá com os Ouvidos da Persona , ou seja, como é e como ela ouve as coisas.
O que seus amigos dizem?
O que seus pais dizem?
O que seu cônjugue diz?
O que seus filhos dizem?
Quais as personalidades que ela escuta?
Quais os canais de mídia que ela escuta?
Que tipo de música ela escuta?
O que ela ouve das outras pessoas que a irrita?
O que ela ouve que a deixa feliz?
A partir daqui você responderá com a Mente da Persona , ou seja, como é e como ela pensa as coisas.
Quais são os sonhos mais secretos?
O que ela não conta pra ninguêm, mas deseja?
Quais são suas aspirações?
Ela gostaria de ser mais extrovertida, mais admirada, mais famosa, mais segura de si, mais controlada emocionalmente? (emocionais e não materiais)
Ela gostaria de ser mais rica, ter um carro melhor, ter uma casa melhor localizada? (desejos materiais)
Quais suas frustrações?
O que a persona gostaria de ter sido, mais não conseguiu? (pintor, músico, engenheiro, médico, alguém mais livre, solteiro)
O que a persona não conseguiu se conformar ao longo de toda a sua vida?
Qual o nível da dor?
Do que ela se arrepende de ter feito e/ou de não ter feito?
Aqui você irá descrever o tempo presente, quais são as dores e frustrações do dia a dia desta pessoa. Crie um discurso visual com texturas, cores, cheiros... quanto mais real for para seu cliente, mais conexão acontecerá.
Presente
Aqui você irá descrever no tempo FUTURO. Será o dia a dia da vida extraordinária que ela terá após a compra do produto. Crie um discurso visual com texturas, cores, cheiros... sobre os benefícios após o consumo e os detalhes da transformação proporcionada por ele. Quanto mais real for para seu cliente, mais conexão acontecerá.
Benefícios no futuro
Agora crie o quadro mental caso ela não resolva o problema que ela tem. Qual o perigo que ela não vê?
Os perigos, caso não resolva os problemas
A última etapa é trabalhar as crenças da persona. Responda de acordo com sua visão. Você acredita que há alguma crença que faça as pessoas não comprarem o seu produto/serviço ou comprarem o do concorrente, por quê? Há boatos, fofocas... por exemplo, é prejudicial a saúde, é original, etc?
As crenças da persona
Quais são valores primordiais da sua persona?
ENVIAR RESPOSTAS